domingo, 9 de setembro de 2012

SÍNTESE DO TEXTO DE SILVIO PEREIRA DA COSTA

  ATIVIDADE 4.3


SÍNTESE DO TEXTO:  SILVIO PEREIRA DA COSTA

   
    A pesquisa realizada por Silvio Pereira da Costa, tem por objetivo mapear os trabalhos que vinham sendo realizados sobre ou através da mídia nas escolas de Ensino Fundamental.
    No seu trabalho de campo, buscou dados em Escolas Municipais, Estaduais e Particulares. A partir desses dados foram escolhidos três escolas nas quais, através de entrevistas, observações e o uso de formulários, ficou evidente que a mídia faz parte da vida dos alunos, professores e escolas em geral.
     Concluiu que em boa parte das escolas há computadores, máquinas fotográficas, jornais, acesso a internet e até filmadoras, mas ainda falta uma melhor preparação dos professores para que promova ou estimule uso crítico e criativo para a utilização dessa ferramenta.
      As tecnologias de informação e comunicação, estão presentes em todos os momentos na nossa vida através da internet (blogs, sites de relacionamentos e nas produções com textos sonoros, visuais e escritos) também através de rádios, televisão, celular. Junto com esses diversos meios de comunicação vieram uma série de mudanças na nossa forma de se comunicar, de se relacionar e ter acesso as informações.
       
        Conversamos sobre a importância da utilização das mídias na escola. Sabemos que existem escolas que as utilizam e as produzem com freqüência, que há aquelas que timidamente as utilizam apenas como fonte de consulta ou editor de texto e até mesmo aquelas que as utilizam apenas como ferramenta administrativa.
         Hoje, a escola não pode estar alheia a esta forma de comunicação. Cada indivíduo, ao viver sua cidadania deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento autônomo e crítico diante delas. Os professores, portanto, tem nas mãos um grande desafio: auxiliar os alunos na utilização das mídias como ferramenta pedagógica e contribuir para o processo ensino-aprendizagem, como objeto de estudo e como um veículo de comunicação.

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